Retornar ao blog Início do blog
| 3 min de leitura

O que é o SGSI e o que ele resolve para minha empresa?

Você já deve ter ouvido falar em Segurança da Informação, não é mesmo? E se ouviu, sabe que ela é fundamental para os processos da sua empresa e para proteção do seu patrimônio.

O importante é ter uma visão holística do negócio, ou seja, ter mapeado e controlado todos os dados, afinal, se eles permeiam a empresa, porque não protegê-los, não é mesmo?

Pensando nisso, o post de hoje é sobre o SGSI (Sistema de Gestão de Segurança da Informação), um sistema estratégico focado na proteção das empresas que trabalham com dados e informações confidenciais. Quer saber mais e entender como ele ajuda o seu negócio? Siga a leitura!

O que é SGSI?

De forma simplificada, o SGSI é uma política de segurança da informação do seu negócio, em conformidade com a ISO 27001, e que também ajuda na adequação da LGPD, já que a maioria dos processos exigidos pela lei já estarão implantados quando o documento de análise final do Sistema de Gestão de Segurança da Informação, for executado pela sua empresa.

Mas não confunda: esse sistema vai mapear todos os processos da sua empresa – desde a contratação de funcionários até como os documentos são descartados e arquivados. Não se trata da proteção contra ataques hackers em seus computadores, por exemplo. Este já é o papel da Cibersegurança.

Qual a diferença entre Segurança da Informação e Cibersegurança?

É fácil confundir os dois, e muitas vezes procurar por um quando a necessidade é do outro. Mas resumidamente,  a segurança da informação vai lidar com a sua empresa na totalidade, desde as informações que estão expostas em cima da mesa do seu colaborador, até o vazamento de dados eletrônicos, enquanto a cibersegurança vai te proteger contra ataques cibernéticos e de hackers. 

No cenário geral, uma empresa precisa das duas proteções para atuar, a fim de garantir a segurança do seu negócio, suas finanças, seus colaboradores e clientes.

Dito isso, voltamos ao SGSI.

Conforme mencionamos, ele está segundo a ISO 27001 e atua baseado nos seus três pilares: confidencialidade, integridade e disponibilidade.

A Confidencialidade significa que somente pessoas autorizadas poderão ter acesso a essas informações; A Integridade quer dizer que apenas essas pessoas autorizadas podem alterar as informações de um jeito específico e, dessa forma, uma alguém sem autorização não conseguirá alterar ou ter acesso a essas informações; A Disponibilidade tem o sentido de que as informações devem estar disponíveis para todas as pessoas que precisarem delas na hora exata do pedido.

O que é a ISO 27001?

A ISO 27001 é uma norma apresentada pela International Standardization Organization (ISO) que propõe-se a explicar como deve ser feita a segurança da informação em uma companhia. Esse manual de proteção pode ser aplicado em qualquer empresa, não importando se é pequena ou grande, se tem fins lucrativos ou não, ou se é privada ou pública. 

Em suma, a ISO 27001 descreve como desenvolver o SGSI para proteger os dados e informações da sua empresa com base nos três pilares citados acima. A partir de um conjunto de estratégias, controles, políticas, etc., define-se quais são os riscos que determinada empresa corre e qual combinação — de diferentes tipos de controle — deve ser implementada para que esses dados fiquem seguros.

Benefícios para a sua empresa 

Para iniciar, seu negócio estará conforme os requisitos legais. Existem diversos requisitos quando se trata de segurança de informações e a ISO 27001 resolve boa parte deles. Por isso, é interessante investir para a segurança dos dados da empresa, com a vantagem de um processo menos trabalhoso e muito efetivo.

Outro fator é que seu negócio já estará em vantagem sobre seus concorrentes. Isso porque, empresas que não aderem aos protocolos de segurança da ISO 27001 estão desprotegidas e sem ferramentas para agir durante um ataque, podendo perder dados particulares de clientes. Por isso, ter uma empresa certificada é importante para ninguém sair prejudicado no final.

Também melhora a organização da empresa. Uma das vantagens de aderir ao SGSI é que todos os processos são organizados. Isso significa que, quando cada setor padroniza e organiza seus próprios processos, o tempo dos colaboradores passa a ser muito bem aproveitado, pois cada um vai saber o que fazer durante o fluxo de trabalho.

Por fim, a SGSI reduz custos de investimentos com ferramentas erradas e faz uma classificação das suas informações, determinando o índice de maturidade da segurança da informação da sua empresa. Você terá total controle sobre quais são os dados públicos, quais são privados e como todos eles são tratados, quando e onde.  Com esse Sistema você tem:

  • Plano de continuidade do negócio;
  • Resposta rápida a incidentes que possam acontecer;
  • Mitigação de riscos de vazamento de dados;
  • Monitoramento contínuo dos processos;
  • Gestão de risco em dia;
  • Preservação da integridade jurídica;
  • Controle de acessos;
  • Proteção contra ameaças cibernéticas;
  • Confidencialidade reforçada;
  • Política de Gestão de Risco

e muito mais!

Como é e quanto custa a aplicação do Sistema de Gestão de Segurança da Informação?

Sua empresa será mapeada por um especialista e o passo-a–passo pode durar de 10 a 12 meses, dependendo do porte do seu negócio e da quantidade de processos a serem mapeados, melhorados e documentados. O investimento também dependerá dessas variáveis, mas há projetos que começam em R$ 3.500,00.

SGSI na Avant

Nós criamos o documento para todos os portes de empresa e entregamos:

  • Análise e adequação do ambiente;
  • Criação de políticas e procedimentos;
  • Adaptação às regras e criação de política de continuidade para T.I;
  • Criação da política de classificação da informação;
  • Desenho de melhorias de processos;
  • Gestão de vulnerabilidade;
  • Conformidade com requisitos legais.

Tudo é feito a partir de uma análise inicial, que mapeia todos os processos que a sua empresa tem, por especialistas da área que entendem do negócio para criação de um projeto personalizado, reduzindo custos com ferramentas terceiras e levando maturidade e segurança para diferenciar o seu negócio.

Importante é destacar que nós, da Avant, não certificamos sua empresa no ISO 27001, mas entregamos todo o material do SGSI necessário para tal. Desta forma, você já começa com um passo à frente!Se interessou e quer proteger a sua empresa e seus colaboradores? Entre em contato com a gente e faça sua cotação agora mesmo. Estaremos te esperando!

Compartilhe:

Logo Avatar autor  Avant Services
Avant Services
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam non leo a ante efficitur facilisis. Morbi mollis elit rutrum, sollicitudin risus id, tincidunt sem.

Conteúdos relacionados

Receba as novidades da Avant em primeira mão