Retornar ao blog Início do blog
| 3 min de leitura

Como aumentar a produtividade da equipe com ClickUp

A produtividade é o fator mais importante em uma empresa, especialmente quando ela é estimulada de forma saudável, já que dura mais e evita funcionários sobrecarregados. 

Mas fazer isso acontecer não é tão simples e muito menos óbvio para muitos empresários, e é por isso que trouxemos a solução!

Abaixo trouxemos 10 dicas de como aumentar a produtividade da equipe  de forma saudável — e o melhor, elas podem ser estimuladas e postas em prática pelo aplicativo ClickUp, para que toda a sua empresa tenha acesso e em um único lugar. Segue a leitura:

O que é ClickUp?

Mais do que uma plataforma de gestão de projetos, o ClickUp trabalha em constante aperfeiçoamento, integrando todas as áreas da sua empresa: do CRM ao RH, criando um ecossistema único e interligado para os seus colaboradores.

A plataforma, criada em San Diego/EUA,  já atende clientes como Netflix e Spotify, mas não se engane: eles podem operar em negócios de qualquer porte – do pequeno às multinacionais.

Quais os benefícios do ClickUp?

A plataforma é personalizável, ou seja, vai entrar no seu fluxo de trabalho conforme você o configurar, com fluxos automáticos que integram todos os setores em uma única tarefa.  E se você está se perguntando como aumentar a produtividade da equipe com essa ferramenta, ela permite:

  • Visualização das tarefas do time: para que você saiba quem está trabalhando em quê e quanto tempo está sendo investido em cada tipo de tarefa, para decidir o quê e quando priorizar;
  • As automações são totalmente personalizáveis;
  • Integra várias ferramentas em uma só: da documentação ao bate-papo, economizando o tempo de vai e volta entre elas;
  • Gestão de pessoas: acompanhando as tarefas, você consegue saber quem está sobrecarregado e fazer a redistribuição igualitária de tarefas para o time;

Além disso, o ClickUp  conta com Inteligência artificial, armazenamento infinito, lixeira que permite a recuperação de arquivos em até 30 dias e você decide quem pode ver o quê de cada projeto, para maior segurança.

10 dicas de como aumentar a produtividade

Agora que você já conhece a ferramenta, vamos às 10 dicas de como aumentar a produtividade do seu time:

1. Aposte na qualificação e treinamento da equipe

Uma das chaves de como aumentar a produtividade da equipe  é ter funcionários capacitados para as atividades e para lidar com a vida corporativa, por isso, aposte em treinamentos e cursos da área de trabalho e também de capacitações em soft skills: gestão de tempo, mindfulness, escuta ativa, etc.

Você pode colocar essas atividades de treinamento como uma meta para o usuário do funcionário no Click-up (e dependendo da área, pode apenas duplicá-la para cada usuário). 

Nela você pode colocar os cursos e treinamentos como tarefas ou como objetivos, permitindo que a pessoa marque cada um ao finalizar e acompanhar seu desempenho em porcentagens!

2. Crie um ambiente de trabalho saudável

É muito difícil manter a produtividade em um ambiente em que você não se sente confortável e acolhido, por isso, mantenha um lugar com iluminação agradável, com cadeiras e mesas ergonômicas, janelas para iluminação natural e ventilação. 

Além disso, é importante que a gestão delegue metas e atividades alcançáveis, sem sobrecarregar os funcionários ou pressioná-los constantemente.

Confira também: como a inteligência artificial nas empresas pode auxiliar no seu negócio?

3. Defina metas, objetivos e indicadores de produtividade

Tal como na definição dos cursos, a aba de metas pode te ajudar muito nesse momento. A definição de objetivos é uma ótima forma de como aumentar a produtividade da equipe , porque motiva as pessoas a quererem chegar ao objetivo em comum. 

Ainda mais quando há uma porcentagem envolvida, já que é natural do ser humano se animar conforme passam dos 50%. As metas no ClickUp podem ser medidas com objetivos fixos, objetivos numéricos (quantidade de leads, clientes, vendas, etc.), em moedas ou em tarefas (que já estão nas suas listas).

No ClickUp, as metas têm mais de 16 possibilidades de visualização – de listas à mapa mental, e podem ser acompanhadas em sprints com milestones, ou seja, pequenos marcos a serem alcançados pelo time durante o andamento do projeto.

4. Elimine tarefas que podem ser automatizadas

Tarefas massivas e cansativas minam muito a produtividade da sua equipe, por isso, tudo que for possível de automatizar, é interessante que se faça. Seja por meio de planilhas e fórmulas, de ferramentas externas ou até mesmo por meio das ferramentas com Inteligência Artificial, como o ClickUp.

5. Estimule uma comunicação aberta

Esse é um ponto mais focado na relação entre pessoas, não tanto na ferramenta, mas é de grande contribuição à solução. 

Quando o funcionário tem a liberdade para dizer como se sente, dar ideia, dar sugestões, feedbacks e feedforwards, a sua relação com o ambiente, com as outras pessoas da empresa e com seu próprio trabalho se torna muito mais saudável e frutífera. 

Dessa forma, a própria produtividade do funcionário se torna mais natural e fluída.

Confira também: como manter a produtividade no home office, com dicas práticas!

6. Invista em um sistema de gerenciamento de tarefas

Outra forma muito prática de como aumentar a produtividade da equipe  é ter um local para colocar todas as tarefas e monitorá-las com responsável, prazo, descrição e muito mais. 

Assim nada fica perdido e os funcionários conseguem se encontrar com maior facilidade, permitindo que o trabalho flua e a produtividade aumente.

Você pode fazer isso pelo próprio ClickUp, separando por setor (para quem trabalha com B2C) ou separando por cliente (para quem trabalha com B2B, como agências). 

7. Implemente a gestão de tempo

A gestão de tempo é essencial. Ensinar os funcionários a delimitar prioridades, otimizar atividades e tomar decisões inteligentes é o primeiro passo para quem quer melhorar a produtividade. 

Você pode monitorar a melhoria e os dados do tempo utilizado no trabalho por meio do tracker de tarefas presente no ClickUp. Assim, você consegue comparar se o tempo é um padrão da atividade ou único do funcionário.

8. Incentive as pausas

Quando pensamos em como aumentar a produtividade da equipe , é comum que se foque muito em aproveitar o tempo do trabalho para fazer a coisa acontecer, mas não tem como garantir essa dinâmica a longo prazo sem incentivar as pausas.

Elas são essenciais para que o funcionário esfrie um pouco a cabeça, deixe sua mente descansar por alguns minutinhos, até poder voltar a todo gás para o time. 

Isso pode ser feito com uma pausa coletiva de 15 minutos por período, ou deixar que eles escolham como vão fazer (tirar três pausas de 5 minutos, por exemplo). Isso pode ser cronometrado pelo ClickUp, criando uma tarefa apenas para as pausas.

Confira também: o que é Microsoft 365, quais as funções e vantagens.

9. Motive sua equipe com recompensas e benefícios

O ser humano gosta de ser reconhecido, lembrado e recompensado pelo trabalho acima do esperado e/ou constante. Por isso, definindo as metas, é ideal também definir recompensas ou benefícios que eles poderão ganhar caso consigam. Pode ser um bônus, um brinde, ou o que estiver ao seu alcance.

10. Organize a rotina e elabore planos de ação

Ao usar os quadros brancos, você consegue desenhar e estruturar uma rotina diária e semanal para a sua equipe, permitindo que as coisas fluam com mais facilidade. 

Além disso, é essencial que suas metas tenham um plano de ação: como chegar até lá, o que precisa ou pode ser feito para atingi-lo? Desenhe a estratégia e a implemente na rotina.

ClickUp na Avant

Somos a primeira revenda de ClickUp do mundo e fornecemos suporte 100% gratuito para os clientes que compram a licença da plataforma, além de atendimento rápido, de pessoa para pessoa, 8 horas úteis/dia. Podemos criar operações de CRM do zero com o ClickUp e te ajudar a ter uma equipe mais focada e com maior performance. 
E então, aprendeu como aumentar a produtividade da equipe? Esperamos que sim. Se você achou interessante as funcionalidades do ClickUp e quer testar em seu time, acesse nosso site e garanta já a licença para os planos PRO — encontre o ideal para a sua empresa!

Compartilhe:

Logo Avatar autor  Marcelo
Marcelo
Head de Marketing com expertise em Marketing Estratégico, Growth & Vendas.

Conteúdos relacionados

Receba as novidades da Avant em primeira mão