Como usar Copilot no Teams?
Se você já usa o Teams, provavelmente está familiarizado com sua proposta de unificar chat, vídeo, chamadas e arquivos em um só lugar. Mas com o Microsoft Copilot, ele vai além, pois passa a ser uma ferramenta ativa de produtividade.
Hoje, vamos te mostrar o que é o Copilot no Teams, como ativar, como usar e como ele pode turbinar os resultados da sua equipe, especialmente em empresas que valorizam agilidade e clareza. Siga a leitura para entender melhor!
Índice
- O que é o Copilot no Teams
- Como ativar o Copilot no Microsoft Teams
- O que o Copilot pode fazer por você durante (e depois) da reunião
- Como usar o Copilot no Teams
- O Copilot respeita a privacidade da sua equipe
- É só para grandes empresas
- A Avant te ajuda a implementar o Copilot com eficiência
O que é o Copilot no Teams?
O Copilot no Teams é um assistente com inteligência artificial que atua durante e após reuniões, ajudando a registrar, resumir e transformar conversas em tarefas práticas.
Ele funciona a partir do Microsoft 365 Copilot, que integra IA ao ecossistema de ferramentas da Microsoft, como Word, Excel, Outlook e, claro, o Teams.
No contexto do Teams, ele é capaz de resumir reuniões em tempo real (inclusive as que você perdeu), identificar e registrar decisões importantes, listar tarefas atribuídas automaticamente, oferecer insights com base no histórico e no conteúdo da reunião e criar atas e resumos que podem ser compartilhados com a equipe.
Isso significa que enquanto sua equipe se concentra na conversa, o Copilot está lá, ouvindo, entendendo e organizando tudo em segundo plano.
Como ativar o Copilot no Microsoft Teams?
Antes de sair testando o recurso, vale verificar se a sua organização já possui as licenças necessárias. O Copilot está disponível para usuários com uma licença do Microsoft 365 Copilot, que pode ser contratada à parte dos planos tradicionais.
Com a licença ativa, o Copilot aparece como uma opção disponível nas reuniões agendadas do Teams, tanto para reuniões online quanto para chats e eventos no calendário.
Durante uma reunião, ele pode ser acessado diretamente no canto superior da interface do Teams. Basta clicar no botão “Copilot” e selecionar a ação desejada, como “Gerar resumo” ou “Listar próximos passos”.
O que o Copilot pode fazer por você durante (e depois) da reunião?
Você provavelmente já passou por isso: uma reunião importante, com várias discussões estratégicas, e ninguém anotou os pontos principais.
Ou pior, cada pessoa entendeu algo diferente sobre o que foi decidido. O Copilot no Teams resolve exatamente esse tipo de dor. Aqui estão os principais recursos que ele oferece:
Resumo automático da reunião
Fonte: Microsoft
Durante ou após a chamada, essa nova função gera um resumo completo com os principais tópicos discutidos, insights importantes, perguntas feitas e pontos de decisão. Isso evita que informações se percam e permite que até quem não participou da reunião fique atualizado.
Acompanhamento de decisões
Ele destaca automaticamente o que foi decidido e quais são os próximos passos. Isso significa menos tempo discutindo o que fazer e mais tempo executando.
Atribuição de tarefas
Com base na conversa, a IA sugere tarefas que podem ser convertidas em itens de ação no Planner, no To Do ou até mesmo em tarefas no Teams, agilizando o fluxo e reduzindo a dependência de anotações manuais.
Geração de atas e relatórios
Precisa compartilhar os resultados da reunião com lideranças ou outras áreas? O Copilot no Teams gera atas de reunião automaticamente e pode adaptar o tom e o formato para o público desejado, como relatórios mais analíticos ou resumos mais objetivos.
Leia também sobre como o Copilot pode aumentar a produtividade da sua equipe!
Como usar o Copilot no Teams?
Separamos algumas dicas para você usufruir ao máximo tudo que o Copilot no Teams tem para oferecer a sua equipe:
-
Use o Copilot para guiar o rumo da reunião
Fonte: Microsoft
Durante a reunião, clique no ícone do Copilot e comece a conversar com ele como se fosse um colega de equipe.
Pergunte coisas como, “Onde estamos discordando sobre esse assunto?”, “Como o João respondeu à proposta?” e “Quais perguntas posso fazer para avançar a discussão?”. Isso ajuda a evitar desvios de foco e garante que todo mundo esteja na mesma página.
-
Explore os prompts prontos
Nem sempre a gente sabe exatamente o que perguntar, e é aí que entram os prompts sugeridos. Clique em Mais Prompts para ver ideias de perguntas prontas. Elas foram pensadas para destravar insights e acelerar decisões. Use como estão ou adapte para a sua situação.
-
Transforme a discussão em dados organizados
Peça para o Copilot criar tabelas com os pontos discutidos, listando prós e contras ou reunindo todas as ideias e comentários feitos na reunião e no chat. É ótimo para quando você precisa transformar conversas soltas em algo estruturado.
-
Continue a conversa mesmo se entrar atrasado
Se você entrar na reunião com mais de 5 minutos de atraso e o Copilot já estiver ativo, vai receber uma notificação oferecendo um resumo. Basta clicar em Abrir Copilot para ver tudo o que perdeu e se atualizar rapidamente.
-
Abra as respostas no Word ou Excel para aprofundar
Se o Copilot gerar uma resposta longa (mais de 1.300 caracteres) ou uma tabela, use os botões Abrir no Word ou Abrir no Excel. Isso permite que você edite, formate e complemente o conteúdo com sua equipe fora do Teams.
Se a reunião tiver rótulos de confidencialidade ou restrições como bloqueio de cópia/encaminhamento, você não poderá exportar para Word ou Excel.
Aprenda também como usar o Copilot no Word!
-
Aproveite o Copilot depois da reunião
Mesmo depois de encerrar a chamada, o Copilot continua disponível no chat da reunião ou na guia Recapitular.
Fonte: Microsoft
Você pode perguntar “Quais ideias foram discutidas?” e “Quais próximos passos foram definidos?”. O Copilot combina informações do chat e da transcrição para te dar uma resposta completa, inclusive citando as fontes usadas.
-
Use no pré-reunião também
Antes de a reunião começar, o Copilot já pode ser usado no chat da reunião. Se a transcrição for ativada depois, ele ainda vai considerar mensagens enviadas até 24 horas antes para gerar respostas mais completas.
O Copilot respeita a privacidade da sua equipe?
Sim! Essa é uma dúvida comum. O Copilot segue os mesmos padrões de segurança e privacidade do Microsoft 365, incluindo conformidade com LGPD, GDPR e outros regulamentos internacionais.
Logo, os dados são processados com segurança, e você sempre tem controle sobre o que será compartilhado, armazenado ou usado pela IA.
Além disso, cada empresa pode configurar os níveis de permissão e acesso de acordo com a política interna, garantindo que o Copilot no Teams atue de forma ética e transparente.
É só para grandes empresas?
De forma alguma. O Copilot no Teams é especialmente útil para empresas em crescimento, que estão escalando operações e precisam organizar seus fluxos de comunicação.
Mas também é uma ferramenta poderosa para startups, agências, departamentos internos e até times enxutos que querem ganhar tempo.
A Avant te ajuda a implementar o Copilot com eficiência
Sabemos que adotar novas ferramentas pode gerar dúvidas, resistência e até certo receio de “mudar o jeito que fazemos as coisas”. Por isso, a Avant oferece um processo completo de onboarding e implementação do Copilot no Microsoft Teams.
Nosso time de especialistas ajuda sua empresa a avaliar o plano mais adequado, configurar o ambiente de forma segura, treinar sua equipe para usar o Copilot com eficiência, integrar o recurso aos fluxos de trabalho reais do seu negócio, extrair o máximo valor da IA desde o primeiro dia e transformar suas reuniões em decisões acionáveis, com clareza, velocidade e produtividade real.
Quer começar agora? Preencha nosso formulário para que nosso time entre em contato e te ajude a descobrir como o Copilot no Teams pode levar sua operação a um novo nível!
