Retornar ao blog Início do blog
| 2 min de leitura

Produtividade no home office: 11 dicas práticas

O home office pode ser um desafio para muitas pessoas e até para algumas empresas, mas, quando feito da forma certa e humanitária, o resultado pode ser surpreendente e muito positivo. 

Essa prática aumentou muito durante a pandemia e, agora, muitas pessoas não querem voltar ao trabalho presencial.

Pensando nisso, criamos um conteúdo completo com dicas de produtividade no home office, principalmente focadas em fazer o nosso cérebro entender que estamos em um momento de trabalho e não de lazer. 

Além disso, são pontos focados para conseguir manter o rendimento constante, sem burnout e sem prejudicar a vida pessoal. Vamos nessa?

1. Tenha uma rotina de trabalho

Uma das melhores dicas de produtividade no home office, especialmente no quesito foco, é, sem dúvida, ter uma rotina fixa. É claro que alguns empregos pedem maior maleabilidade das atividades, esse não é o ponto. 

A rotina é mais em um sentido de ter um horário específico para acordar, tomar café, alongar (se quiser), para as reuniões de equipe, para o início de tarefas. 

Então, mesmo que a tarefa mude todos os dias, no horário tal você já sabe que estará trabalhando em algo específico e isso ajuda seu cérebro a lidar com suas tarefas.

2. Faça pausas durante o dia

Ninguém aguenta trabalhar durante o dia inteiro sem pausas e repetir isso cinco vezes por semana, quatro semanas por mês, doze meses por ano. Uma hora você vai colapsar. 

Por isso, lembre-se de pegar uns 15 minutos em cada período do dia para parar, respirar, ver um vídeo. Assim você evita sobrecarregar o seu cérebro.

3. Saiba quando encerrar o dia de trabalho

Se o seu horário de saída, no presencial, seria as 18 horas, a partir desse horário tente finalizar a atividade do momento (ou pelo menos a etapa atual) e volte apenas no outro dia. 

A meta é nunca passar de meia hora da saída, a menos que seja realmente crucial. Assim você mantém uma rotina saudável de descanso.

4. Não trabalhe de pijama

É claro que dá vontade de nem trocar de roupa, mas acredite, é importante. Seu cérebro associa o uso do pijama ao momento de descanso e isso pode, e muito, atrapalhar o seu rendimento. 

E pior ainda, pode atrapalhar o seu descanso, porque a sua cabeça pode ter dificuldade de virar a chave sem ter essa mudança de roupa.

Parece bobo, mas é um hábito que faz muita diferença na rotina.

5. Tenha reuniões rotineiras com a equipe

Isolamento nunca é uma boa ideia, por isso, uma das principais dicas de produtividade no home office é manter contato frequente com sua equipe e, mais importante ainda, manter uma rotina de reuniões para ter as metas e atividades bem estabelecidas, evitando sobrecarregamento e desentendimentos dentro da equipe.

6. Escolha um espaço de casa só para trabalhar

Ter um espaço só para trabalho também ajuda a dar um sinal para o seu cérebro, dizendo quando você deve focar e quando não precisa. 

Escolher um espaço de boa claridade, ventilação e conforto para trabalhar em uma posição confortável e saudável é essencial para uma boa produtividade.

7. Busque ambientes silenciosos e sem distrações

Outro fator essencial para a produtividade é a falta de distrações, especialmente se você for neuro divergente. 

Trabalhar em ambientes barulhentos ou com muitos itens que te chamam a atenção pode ser um tiro no pé, já que haverá a tentação em focar nessas outras coisas e não no trabalho em si.

8. Mantenha a sua mesa limpa e organizada

As dicas de produtividade no home office são todas intercaladas, por exemplo, o motivo pelo qual a sua mesa precisa ser limpa e organizada é o mesmo do porquê o lugar tem que ser silencioso: evitar possíveis distrações.

Por isso, lembre-se de manter o ambiente organizado e otimizado para servir ao seu favor e não contra.

9. Use itens ergonômicos

A ergonomia é essencial para o rendimento em curto e longo prazo, afinal, poder sentar de forma confortável, sem dores ou problemas articulares vai te permitir trabalhar livremente, o essencial para não perder a fluidez de sua produtividade. 

Então, lembre-se de sempre usar itens ergonômicos, especialmente em cadeiras, mesas e mouse pads.

10. Não tente ser multitarefas

O maior erro das pessoas é tentar fazer tudo ao mesmo tempo, fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo, pode tanto te enlouquecer e prejudicar a qualidade das tarefas, quanto pode prejudicar a sua produtividade. 

Afinal, você trabalha muito, em muitas coisas, mas não entrega nada por completo. Sem mencionar o dano mental a longo prazo que isso pode causar, te prejudicando de forma geral.

11. Mantenha expectativas claras

Por fim, lembre-se de manter as expectativas claras tanto consigo mesmo, quanto com seus superiores. Muitas vezes você pode pensar que precisa terminar uma tarefa x ainda hoje, mas, no final das contas, não precisava ser com tanta pressa.

Manter as expectativas de produtividade não só claras, como também realistas, é essencial para visualizar o seu trabalho de forma saudável e verdadeira.

O que achou de nossas dicas de produtividade no home office? Esperamos ter auxiliado a sua rotina de trabalho positivamente. Fique de olho também em nossos outros conteúdos do blog e até a próxima!

Confira também nossos produtos/serviços abaixo:

ClickUp: Transforme sua experiência de trabalho

Dropbox for Business, planos para empresas

Serviço de criação de SGSI (Sistema de Gestão de Segurança da Informação)

Serviços de Cibersegurança Avançado com Bitdefender

Compartilhe:

Logo Avatar autor  Avant Services
Avant Services
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam non leo a ante efficitur facilisis. Morbi mollis elit rutrum, sollicitudin risus id, tincidunt sem.

Conteúdos relacionados

Receba as novidades da Avant em primeira mão