Quando entramos em contato com qualquer empresa, disponibilizamos diversos dados pessoais para adquirir algum produto ou serviço. O vazamento dessas informações pode ser extremamente prejudicial para uma marca, fator que afeta diretamente a credibilidade.
Com isso em mente, o armazenamento surgiu como uma solução para que situações de perda não aconteçam. Por essa razão, hoje apresentaremos os principais tipos de backup para você conseguir identificar qual a melhor solução para o seu negócio. Vamos lá?
Sabendo dos números alarmantes relacionados ao vazamento de dados na área da saúde e em outros ramos, a sua atenção para o problema se tornou cada vez mais importante. Estamos aqui para te apresentar os tipos de backup que podem te ajudar na jornada de proteção!
O backup completo diz respeito à cópia total de todos os arquivos que serão destinados para um HD externo, um servidor de rede ou um armazenamento em nuvem. Essa é uma excelente alternativa, pois em casos de vazamento ou falhas de hardware, a recuperação é rápida e completa.
Apesar de ser uma solução simples, ele não consegue excluir nenhum documento ou dado duplicado após selecionado para realizar o serviço. Além disso, é necessário um espaço maior de armazenamento, visto que ele realiza a cópia do dispositivo em sua totalidade.
Apesar de muitos preferirem a opção anterior, o backup incremental surgiu para resolver problemas encontrados no armazenamento completo, como, por exemplo, a cópia de arquivos sem levar em consideração as últimas modificações realizadas.
Esse modelo é usado para salvar somente os arquivos que foram alterados ou adicionados após o último backup da empresa.
Se você precisa realizar esse procedimento com frequência, essa alternativa é ideal, visto que otimiza o espaço e armazena os dados rapidamente. No entanto, em situações de recuperação ele pode ser muito lento.
Esse tipo de backup é responsável por salvar os documentos que foram alterados desde a realização do último armazenamento, contendo as diferenças entre a cópia original e atualizada.
Embora esse modelo seja mais rápido do que o incremental, a longo prazo ele pode ocupar um espaço maior, uma vez que ele aumenta o número de cópias a cada atualização.
O modelo em tempo real está relacionado a segundas cópias que são salvas, porém, esse procedimento é realizado continuamente, salvando sempre as versões alteradas do seu dispositivo.
O backup em tempo real mantém os arquivos atualizados por meio do monitoramento que ele faz em todas as pastas existentes. Em casos de perda ou falha de sistema, essa é uma ótima opção para resolver esses problemas.
Se a sua empresa utiliza algum software específico para trabalhar, é possível que em algum momento possa falhar. Para prevenir que isso aconteça, existe o backup de imagem do sistema, no qual há uma cópia direta da parte operacional.
Esse modelo recupera desde configurações até estruturas de partições, no entanto, tudo é realizado lentamente e pode ocupar bastante espaço de armazenamento.
O híbrido é um tipo de backup que mescla entre armazenamento em nuvem e local, se tornando uma garantia de recuperação em situações de falha ou vazamento de dados. Isso significa que as cópias estarão disponíveis em mais de um lugar.
A perda de informações pode ser a maior dor de cabeça de várias empresas, por isso, esse modelo é uma ótima opção, pois ele garante uma segurança redobrada na proteção de seus dispositivos.
Quando levamos em consideração que HD externos e pen-drives também podem ser perdidos, resultando no comprometimento dos dados de uma empresa, sabemos que o armazenamento em nuvem é a melhor opção de backup para qualquer negócio.
No entanto, existe um grande número de ferramentas em que o passo a passo é extremamente longo, fator que dificulta o processo de cópia de seus arquivos.
Pensando em tornar esse processo rápido, prático e seguro, a DataFortis é um modelo de backup profissional que fornece uma interface fácil e a praticidade de realizar seus armazenamentos em apenas 3 passos.
Além de serem compatíveis com diversas plataformas mundiais como o Windows, a Apple, o Android e o Office 365, ele fornece a segurança para seus dados por um valor que cabe no orçamento do seu negócio.
Esperamos que tenha gostado de conhecer os tipos de backup. Aproveite e confira também nosso conteúdo sobre Safetica One. Até a próxima!