Retornar ao blog Início do blog
| 2 min de leitura

5 dicas para evitar o vazamento de dados corporativos

Com as empresas mantendo informações digitalmente, os vazamentos de dados corporativos estão ocorrendo cada vez mais. Isso porque o ransomware, vírus responsável pelo desvio, passou a ser a principal “arma” dos cibercriminosos para realizar o roubo de informações das empresas e o vazamento de dados corporativos.

O ransomware funciona como um processo de extorsão. Ele rouba dados específicos e bloqueia o sistema da empresa. Dessa forma, a recuperação dos dados só acontece após o pagamento do valor requisitado.

Um ataque como esse prejudica qualquer negócio, não importando seu tamanho no mercado. Além de sujar o nome da marca, o roubo de informações importantes pode comprometer o valor das ações no mercado, afetar negociações já em andamento, entre outras situações judiciais.

O aumento de ataques nos últimos anos

As pequenas e médias empresas ainda são os principais alvos desses ataques cibernéticos, com 60% no ranking de ataques. Isso acontece, porque a maioria não segue alguns dos parâmetros básicos de segurança.

Em 11 meses do ano de 2021, a Equipe de Análise a Incidentes da Kaspersky recebeu uma grande solicitação de respostas a incidentes, representando 46,7% do total — um salto significativo se comparado ao ano todo de 2020, que apresentou 37,9%. 

Já a Equipe Global de Resposta a Emergências, da Kaspersky, atendeu de janeiro a novembro de 2021, diversas solicitações motivadas por ransomware, representando um aumento de 12% em relação a 2020.

Diante de números tão alarmantes, preparamos uma lista com dicas básicas que ajudam a prevenir tal problema.

5 dicas para evitar o vazamento de dados de corporativos

1. Utilize apenas softwares originais

Um software falsificado não fornece todas as funções de um original, além de deixar muitas brechas para que os cibercriminosos entrem no sistema da sua empresa facilmente. Por isso, é importante investir em um produto original para que seus dados fiquem seguros. Nós temos uma vasta linha com foco em produtividade, documentação em nuvem, projetos para construção civil e arquitetura, entre outros.

2. Tenha senhas fortes e utilize VPN

Para que todo o sistema fique totalmente seguro, é imprescindível a utilização de VPN e de senhas fortes. Além disso, é importante não deixar em evidência as ferramentas de conexão remota que são utilizadas na empresa.

No caso da utilização das VPNs, é necessário correção e atualização para que não ocorra nenhum acesso indesejado.

3. Faça backups periodicamente

O backup é uma ótima ferramenta para prevenção quando se trata dessa situação, pois os dados ficarão todos armazenados e em segurança. Por isso, fazer backup sempre que possível é essencial para manter cópias dos dados mais atuais também. Opte por Backups em nuvem e que ofereça redundância Geográfica e criptografia de dados como o DataFortis.

4. Aplique correções de patches

Os patches são fundamentais para correções de bugs e de possíveis brechas que possam gerar vulnerabilidades no software. Dessa forma, além do software de qualidade, os patches precisam estar devidamente aplicados no sistema.

5. Esteja à frente dos ataques

Saber como agir, e ter boas ferramentas de bloqueio, na hora do ataque pode ser primordial para mudar o curso da situação e salvar seus dados. Para isso, nós temos as soluções empresariais da Kaspersky, que vão desde os planos mais simples até os mais completos, protegendo toda a empresa nesses momentos de tensão.

Além dessas ferramentas, o serviço  de Gerenciamento e Sustentação do Ambiente, combinado com um dos serviços da Kaspersky, vai trazer mais resistência aos sistemas para bloquear as tentativas de roubo dos seus dados.

Uma equipe treinada evita o vazamento de dados

Além das 5 dicas, é importante frisar que os colaboradores precisam manter essas práticas de segurança no ambiente corporativo para que toda a empresa esteja protegida de ponta a ponta. Para isso, a plataforma Kaspersky Automated Security Awareness Platform pode ser uma grande aliada.

Quer contar com um time especializado em cibersegurança para evitar o vazamento de dados corporativos? Clique aqui e fale com nossos especialistas.

 

Avant services

Compartilhe:

Logo Avatar autor  Avant Services
Avant Services
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam non leo a ante efficitur facilisis. Morbi mollis elit rutrum, sollicitudin risus id, tincidunt sem.

Conteúdos relacionados

Receba as novidades da Avant em primeira mão