O uso de armazenamento em nuvem está cada vez mais comum, seja ele destinado para a prática pessoal ou empresarial. O serviço armazena arquivos diretamente na internet e permite que os mesmos sejam acessados a qualquer hora e lugar, sem ocupar espaço no dispositivo.
Além disso, esse tipo de plataforma facilita a interação de pessoas, uma vez que diferentes usuários podem colaborar com a edição de um mesmo documento. É importante lembrar que apenas pessoas autorizadas pelo dono do arquivo conseguem fazer essas alterações, o que torna o processo seguro.
Atualmente, há diferentes softwares disponíveis no mercado, exclusivos para o serviço. Por isso, na hora da escolha, é necessário atentar-se aos detalhes para optar por aquele que mais se encaixa com as reais necessidades do seu dia a dia.
Pensando em facilitar a decisão, selecionamos três das principais plataformas do segmento e listamos as características de cada uma delas. Leia abaixo.
O Dropbox é uma plataforma de armazenamento, hospedagem e sincronização de arquivos em nuvem. O software conta com uma ampla lista de benefícios e serviços essenciais para o ambiente corporativo, como criptografia, backup em tempo real, organização de equipe e ferramentas de trabalho remoto.
Para o Dropbox, a segurança dos arquivos é prioridade. A plataforma oferece múltiplas camadas de proteção, os arquivos são criptografados a partir de encriptação AES de 256 bits e os documentos enviados são transferidos com protocolos de segurança SSL/TLS.
Além disso, caso um documento seja excluído por engano, ainda é possível recuperá-lo por até 180 dias. E, mesmo que um dispositivo seja perdido ou roubado, seus dados continuam seguros, já que o software possui o item “exclusão remota”, que permite a remoção de todos os arquivos da conta do Dropbox do dispositivo.
Outras características do Dropbox:
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O Sharepoint é um produto da Microsoft criado especialmente para que empresas hospedem arquivos em nuvem. Ou seja, a plataforma é uma intranet móvel, que disponibiliza um espaço na internet com acesso apenas de pessoas autorizadas.
Considerado totalmente seguro, o ambiente oferecido pelo programa permite o acesso de informações em qualquer dispositivo, de qualquer lugar do mundo. Além disso, o software é personalizável e pode ser usado de maneira que otimize o tempo de trabalho de todos os usuários.
Mais particularidades Sharepoint:
Ao contrário das outras duas plataformas, o Google Drive é um espaço que geralmente é destinado para o uso individual ou de empresas de pequeno porte. Esse serviço de armazenamento na nuvem é exclusivo do Google e também permite o depósito e acesso online de arquivos de qualquer lugar, de forma rápida e fácil.
Por ser uma plataforma já conhecida, o seu uso não apresenta dificuldades e se encaixa com outras ferramentas utilizadas no dia a dia, como Gmail e o próprio Google. Uma das formas frequentes de utilizar o software é para liberação de espaço em dispositivos móveis, já que o aplicativo permite o armazenamento de fotos e outros documentos que consomem espaço no celular.
Outras funções do Google Drive:
Os três softwares listados apresentam benefícios que tornam o armazenamento em nuvem ainda mais vantajoso. Agora, avalie as particularidades de cada um e defina qual deles irá melhor atender às suas necessidades.
Não esqueça que, independente da escolha, é indispensável optar por fazer a sua compra por meio de parceiros autorizados. Dessa forma, o produto terá todos os benefícios assegurados e a garantia de assistência técnica para qualquer problema que possa surgir ao longo do tempo.
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