Dropbox, Sharepoint ou Google Drive: qual escolher?
O uso de armazenamento em nuvem está cada vez mais comum, seja ele destinado para a prática pessoal ou empresarial. O serviço armazena arquivos diretamente na internet e permite que os mesmos sejam acessados a qualquer hora e lugar, sem ocupar espaço no dispositivo.
Além disso, esse tipo de plataforma facilita a interação de pessoas, uma vez que diferentes usuários podem colaborar com a edição de um mesmo documento. É importante lembrar que apenas pessoas autorizadas pelo dono do arquivo conseguem fazer essas alterações, o que torna o processo seguro.
Atualmente, há diferentes softwares disponíveis no mercado, exclusivos para o serviço. Por isso, na hora da escolha, é necessário atentar-se aos detalhes para optar por aquele que mais se encaixa com as reais necessidades do seu dia a dia.
Pensando em facilitar a decisão, selecionamos três das principais plataformas do segmento e listamos as características de cada uma delas. Leia abaixo.
Dropbox
O Dropbox é uma plataforma de armazenamento, hospedagem e sincronização de arquivos em nuvem. O software conta com uma ampla lista de benefícios e serviços essenciais para o ambiente corporativo, como criptografia, backup em tempo real, organização de equipe e ferramentas de trabalho remoto.
Para o Dropbox, a segurança dos arquivos é prioridade. A plataforma oferece múltiplas camadas de proteção, os arquivos são criptografados a partir de encriptação AES de 256 bits e os documentos enviados são transferidos com protocolos de segurança SSL/TLS.
Além disso, caso um documento seja excluído por engano, ainda é possível recuperá-lo por até 180 dias. E, mesmo que um dispositivo seja perdido ou roubado, seus dados continuam seguros, já que o software possui o item “exclusão remota”, que permite a remoção de todos os arquivos da conta do Dropbox do dispositivo.
Outras características do Dropbox:
- Oferece múltiplos backups e mantém versões atualizadas dos arquivos;
- Envio de links com data de validade e proteção por senha;
- Compartilhamento de arquivos com diferentes níveis de autorizações
- Protege as informações da empresa de possíveis vazamento de dados;
- Garante mais produtividade da equipe com as ferramentas de trabalho disponíveis para toda equipe;
- Economia de tempo com a disponibilidade de todos as ferramentas de trabalho no mesmo lugar;
- Sincronização de todas mudanças com os membros da equipe;
- Diferentes planos de armazenamento;
- Acesso offline;
- Melhor organização, com pastas individuais e coletivas;
- Assinatura eletrônica de documentos.
Leia também: Dropbox para Empresas: tudo o que você precisa saber
Sharepoint
O Sharepoint é um produto da Microsoft criado especialmente para que empresas hospedem arquivos em nuvem. Ou seja, a plataforma é uma intranet móvel, que disponibiliza um espaço na internet com acesso apenas de pessoas autorizadas.
Considerado totalmente seguro, o ambiente oferecido pelo programa permite o acesso de informações em qualquer dispositivo, de qualquer lugar do mundo. Além disso, o software é personalizável e pode ser usado de maneira que otimize o tempo de trabalho de todos os usuários.
Mais particularidades Sharepoint:
- Compartilhamento e gerenciamento de arquivos de forma rápida e organizada;
- Permite que toda equipe colabore em documentos, dentro e fora do espaço de trabalho;
- Controle das informações da empresa;
- A versão online não necessita de nenhuma instalação;
- Ótima opção para o home office por otimizar o trabalho em equipe;
- Auxilia na comunicação da empresa, já que todos os usuários são informados sobre o que acontece na organização;
- Permite a criação de sites e aplicativos personalizados;
- A interface da plataforma é fácil de ser entendida e usada, sem a necessidade de conhecimentos específicos;
- Disponibilidade de recursos de segurança para proteção dos dados e arquivos da empresa;
- Permite delegar funções específicas para os usuários. Por exemplo, determinada pessoa não terá permissão para excluir documentos;
- Comporta empresas de todos os tipos e tamanhos.
Google Drive
Ao contrário das outras duas plataformas, o Google Drive é um espaço que geralmente é destinado para o uso individual ou de empresas de pequeno porte. Esse serviço de armazenamento na nuvem é exclusivo do Google e também permite o depósito e acesso online de arquivos de qualquer lugar, de forma rápida e fácil.
Por ser uma plataforma já conhecida, o seu uso não apresenta dificuldades e se encaixa com outras ferramentas utilizadas no dia a dia, como Gmail e o próprio Google. Uma das formas frequentes de utilizar o software é para liberação de espaço em dispositivos móveis, já que o aplicativo permite o armazenamento de fotos e outros documentos que consomem espaço no celular.
Outras funções do Google Drive:
- Além dos planos por assinatura, há também a modalidade gratuita;
- Oferece segurança por criptografia de todos os arquivos;
- Os itens compartilhados são verificados, e, se houver risco, o documento é removido;
- Permite o uso de outros aplicativos para colaborar com a agilidade de toda equipe;
- Aceita arquivos da Microsoft Office, imagens, PDFs, CADs, entre outros;
- Oferece o acesso de arquivos por meio de links;
- Possibilita que documentos sejam vistos e editados por mais de uma pessoa ao mesmo tempo;
- Permite a consulta de alterações feitas em arquivos nos últimos 30 dias;
- Os arquivos podem ser acessados mesmo offline.
Sua escolha ficou mais fácil!
Os três softwares listados apresentam benefícios que tornam o armazenamento em nuvem ainda mais vantajoso. Agora, avalie as particularidades de cada um e defina qual deles irá melhor atender às suas necessidades.
Não esqueça que, independente da escolha, é indispensável optar por fazer a sua compra por meio de parceiros autorizados. Dessa forma, o produto terá todos os benefícios assegurados e a garantia de assistência técnica para qualquer problema que possa surgir ao longo do tempo.
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