Como funciona o licenciamento do Windows Server?
Desde o lançamento do Windows Server, a Microsoft adotou o licenciamento baseado em núcleos, uma mudança importante em relação ao modelo anterior que era baseado em processadores.
No entanto, como funciona a licença deste recurso? Baseado nessa dúvida frequente, preparamos um conteúdo completo com informações sobre a nova versão do Windows Server, incluindo novidades, edições disponíveis e requisitos de instalação. Vamos lá? Siga a leitura!
Índice
- Quais são as edições do Windows Server 2022
- O que é o Windows Server 2022 Datacenter: Azure Edition
- Como o Windows Server 2022 pode ajudar a sua empresa
- Novidades de segurança e gerenciamento do Windows Server 2022
- Modelo de licenciamento por núcleos
- Requisitos mínimos para instalar o Windows Server 2022
- Principais serviços do Windows Server 2022
- È possível adquirir versões antigas do Windows Server
Quais são as edições do Windows Server 2022?
Esta versão do Windows Server está disponível em várias edições, cada uma adaptada para diferentes necessidades e cenários de uso. Entenda melhor abaixo:
Datacenter
Ideal para ambientes de alta virtualização e data centers, oferece funcionalidades avançadas de virtualização e recursos ilimitados de VM.
Standard
Esta edição é adequada para ambientes físicos ou com virtualização mínima, suportando duas VMs.
Essentials
O Essentials é projetado para pequenas empresas, suportando até 25 usuários e 50 dispositivos. Outra vantagem desta edição é que ela não requer CALs adicionais.
A grande diferença das edições Datacenter e Standard, como já foi mencionado, está nos recursos de virtualização.
A edição Datacenter oferece funcionalidades como Máquinas Virtuais (VMs) blindadas e capacidades de rede e armazenamento definidas por software, além de suportar um número ilimitado de VMs. Já a edição Standard não possui esses recursos, além de incluir permissão para apenas duas VMs.
O que é o Windows Server 2022 Datacenter: Azure Edition?
A edição Azure do Windows Server 2022 Datacenter foi criada para otimizar a integração com a nuvem, proporcionando ferramentas para minimizar o tempo de inatividade e simplificar a manutenção de VMs. Entre as novidades, estão:
Gerenciamento automatizado do Azure
Um dos destaques do Windows Server 2022 é o gerenciamento automatizado do Azure, que simplifica a operação e a manutenção de servidores e VMs.
Este recurso permite que as atualizações sejam aplicadas de forma dinâmica e inteligente, sem necessidade de reinicialização do sistema, pois ele garante alta disponibilidade e reduz interrupções operacionais.
SMB sobre QUIC
Ele também oferece acesso seguro e confiável aos arquivos de servidores remotos por meio do protocolo QUIC, combinado com a segurança do TLS 1.3, sendo responsável por proteger os dados sem que você precise de VPN.
Rede estendida do Azure
Por fim, ele facilita a migração de sub-redes locais para o Azure, mantendo os endereços IP originais, realizando as transições de forma suaves para a nuvem.
Como o Windows Server 2022 pode ajudar a sua empresa?
O Windows Server 2022 Datacenter: Azure Edition é ideal para organizações que buscam uma solução robusta e flexível para gerenciar cargas de trabalho intensivas e críticas na nuvem.
Com ele, você consegue melhorar a segurança, a gestão e a escalabilidade de suas operações, transformando o trabalho da sua equipe de TI em um ambiente que atende as necessidades e se adapta às mudanças.
Novidades de segurança e gerenciamento do Windows Server 2022
A Microsoft sabe como a segurança dos seus dados são importantes, por isso, uma das novidades presentes na nova versão do Windows Server é referente ao gerenciamento e proteção de dados do seu sistema.
Servidor de núcleo segurointroduz proteções de hardware e firmware, fortalecendo a defesa contra ataques sofisticados e oferecendo confiança na integridade dos dados da sua empresa. Além disso, eles conseguem proteger e monitorar bem mais do que os antivírus tradicionais.
Segurança baseada em virtualização (VBS)
utiliza a virtualização para criar uma barreira de segurança em torno de sistemas operacionais e aplicativos, ajudando a prevenir ataques de software malicioso.
Compactação de réplica de armazenamento
aumenta a eficiência da transferência de dados, reduzindo o tempo necessário para operações de backup e recuperação de desastres.
Suporte para Azure Stack HCI
permite uma integração mais profunda com a infraestrutura híbrida do Azure, proporcionando flexibilidade e escala sem precedentes para ambientes híbridos.
Modelo de licenciamento por núcleos
Assim como nas versões anteriores, o Windows Server 2022 utiliza um modelo de licenciamento Microsoft baseado no número de núcleos do servidor:
Licença por núcleos (Cores)requer que todos os núcleos físicos do servidor sejam licenciados, garantindo cobertura completa. Ou seja, é preciso ter em mente todos os núcleos do servidor físico, considerando todos os soquetes instalados.
Pacotes de núcleos (SKUs)
vendidos em pacotes que cobrem 2 núcleos cada.
Mínimo de SKUs
é necessário adquirir pelo menos 8 SKUs para cobrir até 16 núcleos, mesmo para servidores com menos de 16 núcleos.
Requisitos mínimos para instalar o Windows Server 2022
Antes de solicitar um orçamento, é importante que você verifique se a sua infraestrutura atende a alguns requisitos, sendo eles:
Processador: 1.4 GHz 64-bit processor, compatível com o conjunto de instruções x64.Memória: 512 MB para o modo Core, 2 GB para o modo com interface gráfica.
Espaço em disco: mínimo de 32 GB.
Rede: Adaptador Ethernet com pelo menos velocidade gigabit.
Outros requisitos: UEFI 2.3.1c e firmware compatível com Secure Boot.
Se a sua empresa cumprir os requisitos citados acima, aproveite para preencher os seus dados em nosso formulário para a nossa equipe entrar em contato com você!
Principais serviços do Windows Server 2022
O Windows Server 2022 vem carregado com uma série de serviços essenciais que podem ampliar a eficácia da sua infraestrutura de TI, como, por exemplo:
Active Directory: para gestão de identidades e acesso seguro.Hyper-V: para virtualização eficiente e gerenciamento de máquinas virtuais.
Windows Server Update Services (WSUS): para administração centralizada de atualizações.
Remote Desktop Services (RDS): para acesso e gestão remota.
File and Storage Services: para armazenamento avançado e soluções de compartilhamento.
É possível adquirir versões antigas do Windows Server?
É possível realizar o downgrade para versões anteriores depois de adquirir a sua licença. É importante lembrar que ainda assim as regras para o licenciamento serão as mesmas para o Windows Server 2019 e 2022.
Esperamos que tenha solucionado a sua dúvida sobre o licenciamento do Windows Server 2022. Até a próxima!
