Desde o lançamento do Windows Server, a Microsoft adotou o licenciamento baseado em núcleos, uma mudança importante em relação ao modelo anterior que era baseado em processadores.
No entanto, como funciona a licença deste recurso? Baseado nessa dúvida frequente, preparamos um conteúdo completo com informações sobre a nova versão do Windows Server, incluindo novidades, edições disponíveis e requisitos de instalação. Vamos lá? Siga a leitura!
Esta versão do Windows Server está disponível em várias edições, cada uma adaptada para diferentes necessidades e cenários de uso. Entenda melhor abaixo:
Ideal para ambientes de alta virtualização e data centers, oferece funcionalidades avançadas de virtualização e recursos ilimitados de VM.
Esta edição é adequada para ambientes físicos ou com virtualização mínima, suportando duas VMs.
O Essentials é projetado para pequenas empresas, suportando até 25 usuários e 50 dispositivos. Outra vantagem desta edição é que ela não requer CALs adicionais.
A grande diferença das edições Datacenter e Standard, como já foi mencionado, está nos recursos de virtualização.
A edição Datacenter oferece funcionalidades como Máquinas Virtuais (VMs) blindadas e capacidades de rede e armazenamento definidas por software, além de suportar um número ilimitado de VMs. Já a edição Standard não possui esses recursos, além de incluir permissão para apenas duas VMs.
A edição Azure do Windows Server 2022 Datacenter foi criada para otimizar a integração com a nuvem, proporcionando ferramentas para minimizar o tempo de inatividade e simplificar a manutenção de VMs. Entre as novidades, estão:
Um dos destaques do Windows Server 2022 é o gerenciamento automatizado do Azure, que simplifica a operação e a manutenção de servidores e VMs.
Este recurso permite que as atualizações sejam aplicadas de forma dinâmica e inteligente, sem necessidade de reinicialização do sistema, pois ele garante alta disponibilidade e reduz interrupções operacionais.
Ele também oferece acesso seguro e confiável aos arquivos de servidores remotos por meio do protocolo QUIC, combinado com a segurança do TLS 1.3, sendo responsável por proteger os dados sem que você precise de VPN.
Por fim, ele facilita a migração de sub-redes locais para o Azure, mantendo os endereços IP originais, realizando as transições de forma suaves para a nuvem.
O Windows Server 2022 Datacenter: Azure Edition é ideal para organizações que buscam uma solução robusta e flexível para gerenciar cargas de trabalho intensivas e críticas na nuvem.
Com ele, você consegue melhorar a segurança, a gestão e a escalabilidade de suas operações, transformando o trabalho da sua equipe de TI em um ambiente que atende as necessidades e se adapta às mudanças.
A Microsoft sabe como a segurança dos seus dados são importantes, por isso, uma das novidades presentes na nova versão do Windows Server é referente ao gerenciamento e proteção de dados do seu sistema.
Assim como nas versões anteriores, o Windows Server 2022 utiliza um modelo de licenciamento Microsoft baseado no número de núcleos do servidor:
Antes de solicitar um orçamento, é importante que você verifique se a sua infraestrutura atende a alguns requisitos, sendo eles:
Se a sua empresa cumprir os requisitos citados acima, aproveite para preencher os seus dados em nosso formulário para a nossa equipe entrar em contato com você!
O Windows Server 2022 vem carregado com uma série de serviços essenciais que podem ampliar a eficácia da sua infraestrutura de TI, como, por exemplo:
É possível realizar o downgrade para versões anteriores depois de adquirir a sua licença. É importante lembrar que ainda assim as regras para o licenciamento serão as mesmas para o Windows Server 2019 e 2022.
Esperamos que tenha solucionado a sua dúvida sobre o licenciamento do Windows Server 2022. Até a próxima!